Dúvidas Frequentes

  1. Como faço inscrição em um evento/curso?
  2. Quanto tenho que pagar para participar de um evento?
  3. Como faço registro no site?
  4. Como faço pra receber informações sobre os novos cursos?
  5. Como garanto que serei liberado do expediente sem gerar faltas?
  6. A Escola fornece apostilas, livros ou quaisquer materiais didáticos?
  7. Quantas aulas eu posso faltar durante o curso?
  8. Qual é a tolerância de atraso?
  9. Quais os critérios são utilizados para bloquear inscrições de servidor?
  10. Como faço pra justificar minhas faltas?
  11. Os cursos tem avaliações?
  12. Preciso do certificado, como faço para solicitá-lo?
  13. Posso participar do curso como ouvinte?
  14. Posso usar o celular durante as aulas?
  15. Posso fumar na área interna da prefeitura?
  16. Quero utilizar o espaço da Escola de Servidor para realizar algum evento, qual o procedimento para marcar?
  17. A escola fornece alimentação durante os cursos?
  18. Esqueci ou achei um objeto na Escola, como devo proceder?
  19. Onde posso estacionar meu carro durante as aulas?

Regimento

1. Das Inscrições

As inscrições são feitas apenas pelo site www.escoladeservidor.com.br na guia “Cursos e Tutoriais” opção “Inscrições Abertas”. A quantidade de vagas disponíveis será de 50 (cinquenta) para os eventos realizados na sala da Escola de Servidor. Cursos realizados em parceria ou em outra localização poderão ter as vagas alteradas para mais ou para menos de acordo com a estrutura do lugar. Cursos que fizerem uso de computadores como recurso didático prático terão no máximo dois servidores por PC. Não serão realizadas reservas de vagas por telefone, e-mail, ofício, memorando ou qualquer via que não seja a página do curso no site. Em caso de parcerias com outras instituições, podem haver reserva de vagas, desde que com quantidade e nomes de alunos explicitados no termo de parceria.

2. Dos Pagamentos para Participação dos Eventos

Os eventos oferecidos pela Escola são totalmente gratuitos aos Servidores e Prestadores de Serviço da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Não existe nenhum ônus ao servidor que participar destes eventos.

Nos casos de parcerias com Universidades/Faculdades ou outras empresas poderá ser cobrado, por parte destas instituições particulares valores que serão explicitados na descrição do evento. Estas parcerias tem intuito de oferecer descontos e maior conforto aos servidores buscando cursos de graduação, aperfeiçoamento e pós-graduação com valores abaixo dos praticados normalmente por estas instituições além de oferecer o espaço da Escola de Servidor o que pode facilitar o acesso aos servidores.

3. Do Registro de Usuário

Para realizar o registro de usuário basta acessar o link: criar usuário. Somente será permitido um usuário por servidor e, para tal, é necessário que se preencham todos os campos e se confirme o cadastro através do e-mail inserido. Em caso de perda de senha, no próprio site, na página do aluno tem opções para recuperação através do e-mail, portanto, atente-se em escrever corretamente o e-mail durante o cadastro.

4. Das informações dos novos eventos

A Escola de Servidor divulgará os novos eventos como cursos, palestras, workshops, etc. através do site www.escoladeservidor.com.br na guia de “Cursos e Tutoriais” nas opções “Inscrições Abertas” e “Em breve”, fica o aluno responsável por acessar o site para se atualizar das opções disponíveis, pode também o aluno solicitar para ser notificado a cada nova alteração no site através do sininho vermelho no canto inferior da página e autorizando as notificações no seu navegador. Esta solicitação pode ser feita tanto através do Computador quanto através de Dispositivos Móveis Android ou iOS (utilizando o navegador Google Chrome par iOS). Ao solicitar o aluno receberá uma notificação na guia de notificações do dispositivo móvel (celular ou tablet) e/ou através do navegador de internet do seu computador não necessitando estar com a página da Escola de Servidor aberta ou em segundo plano. As notificações só ocorrerão no dispositivo que acessar o site e solicitar, ou seja, caso queira no seu celular você tem que acessar o site pelo celular e solicitar. Você também pode solicitar através do link. Em casos excepcionais podem ser divulgados eventos através de banner no site da Prefeitura de Aparecida, ou através de campanha de e-mail marketing.

5. Da Liberação de Expediente

Fica o aluno responsável por solicitar autorização de dispensa do expediente ao seu chefe imediato para participação dos eventos oferecidos pela Escola de Servidor. Sua inscrição nos eventos só deve ser realizada se o aluno dispor dos horários expressos nos cursos para participar das aulas tendo tolerância de atraso de acordo com item 8, e frequência de acordo com item 7.

Reuniões de trabalho, participação de eventos, execução de serviços em caráter de urgência NÃO podem ser utilizados como justificativa de faltas cometidas nos eventos o qual o servidor fez inscrição com antecedência.

Nenhum documento emitido, tais como certificado, declaração de frequência e aproveitamento podem ser utilizados para justificativa de faltas junto ao RH de sua secretaria, caso necessário, solicite uma autorização por escrito (Acesse o Modelo de Autorizo) de seu chefe imediato para se respaldar em caso de possíveis registros de falta no seu posto de trabalho.

A Escola de Servidor não se responsabiliza por eventuais faltas que puderem ser geradas na folha de pagamento dos alunos, bem como só emite declarações de frequência para simples conferência.

6. Do Material Didático

O material didático de apoio ficará disponível para Download e Impressão na página do curso, ficando o aluno responsável pela impressão do material ou utilização conforme preferir. Cadernos, lápis, borracha e canetas não serão fornecidos pela Escola de Servidor. O professor poderá, caso seja de seu interesse, fornecer por conta própria material didático de apoio ficando sob sua responsabilidade a divulgação e entrega deste material.

7. Da Frequência Mínima

Para emissão de certificados e para não gerar bloqueios de inscrições os eventos oferecidos pela Escola de Servidor devem ter frequência de acordo com a tabela:

Horas-Aula Encontros Quantidade máxima de faltas Frequência mínima
Até 23 Até 3 0 100%
De 24 a 47 De 4 a 7 1 75%
De 48 a 65 De 8 a 11 2 75%
De 66 a 96 De 12 a 15 3 75%
Mais que 96 Mais que 15 4 75%

Caso o aluno não esteja presente no primeiro dia de aula, sua vaga pode ser substituída por algum outro aluno na lista de espera. Caso a falta seja justificada posteriormente ficará disponível a este aluno a possibilidade de participação do evento em uma turma futura, desde que haja vagas.

Serão realizadas duas chamadas por encontro, podendo ser em qualquer momento desde que respeitado a tolerância de atraso (item 8). Para a presença ser considerada em cada encontro o aluno tem que estar presente nas duas chamadas, caso contrário será considerado como falta, mesmo que com apenas uma presença.

8. Da tolerância de atraso

A tolerância de atraso no primeiro dia do curso é de meia hora e a partir do segundo dia quinze minutos.

9. Bloqueio de inscrições

O servidor inscrito que não comparecer ou não obtiver a frequência mínima, ficará impedido de participar dos eventos de capacitação por seis meses, a contar do dia do término do curso.

10. Justificativa

Para     o     desbloqueio     o     servidor     deverá     encaminhar     para     o     e-mail justificativa@escoladeservidor.com, cópia da justificativa de falta protocolada no Departamento de Recursos Humanos ao qual o aluno for vinculado no  prazo máximo de 30 dias após o encerramento do evento, o qual deverá ter também assinatura e carimbo do chefe imediato. Reiterando o exposto no item 5, a dispensa no posto de trabalho fica de responsabilidade do aluno devendo este fazer matrícula apenas se tiver certeza de que terá todos disponibilidade de participar do curso de acordo com possibilidade de faltas expressa no item 7.

Reuniões de trabalho, participação de eventos, execução de serviços em caráter de urgência NÃO podem ser utilizados como justificativa de falta nos eventos o qual o servidor fez inscrição com antecedência.

A   Justificativa   será   analisada   para   deferimento   ou   indeferimento   e   a   resposta   será encaminhada ao e-mail do servidor no prazo máximo de até 10 (dez) dias úteis.

11. Da Avaliação

No último dia de curso a Escola de Servidor poderá solicitar que o aluno realize uma avaliação relativa ao conteúdo, aos professores, às aulas ou estrutura oferecida durante o curso com intuito de melhorar a oferta de cursos aos alunos.

12. Do Certificado

Atenção: O Certificado será emitido com grafia exatamente como está no cadastro no site, ou seja, se fez seu cadastro com todas as letras minúsculas, seu certificado será gerado com letras minúsculas, atente-se em preencher seu nome e sobrenome da forma como quer que seja emitido seu certificado. Se você já tem cadastro e deseja atualizar os dados clique aqui.

Temporariamente os certificados serão emitidos impressos e assinados contendo o nome do aluno, nome do curso, carga horária, conteúdo programático, aproveitamento e frequência, bem como das assinaturas manuais dos responsáveis pela realização dos eventos. Para emissão do certificado é necessária a solicitação do mesmo através do endereço www.escoladeservidor.com/certificados.

Posteriormente os certificados estarão disponíveis na página do aluno no site www.escoladeservidor.com.br assinados digitalmente com chaves para validação dos mesmos.

13. Das Restrições

É vedada a participação de aluno ouvinte, temporários, estagiários (não matriculados) e servidores afastados por quaisquer motivos (férias e licenças) nos eventos de capacitação. Ou de qualquer pessoa que não tiver realizado sua inscrição previamente.

14. Do uso do Celular

O celular deverá permanecer no modo silencioso ou desligado. Somente em caso de Urgência a ligação poderá ser atendida, desde que fora da sala de aula ou espaço exclusivo para o evento.

15. Da alimentação

A Escola de Servidor não fornece almoço, jantar, lanches ou coffee breank, ficando a alimentação de total responsabilidade do aluno.

Fica também o aluno proibido de se alimentar em sala de aula, inclusive nos intervalos ou quando não há aula.

Considerem-se como proibidos guloseimas, barras de cereais, doces, salgados, chicletes, bebidas e quaisquer tipos de alimentos, com exceção apenas de água armazenadas em garrafas ou squeezes. Copos não são permitidos para evitar acidentes.

16. Da proibição de fumígenos

De acordo com a Lei nº. 12.546/2011 “É proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, privado ou público” e “Considera-se recinto coletivo o local fechado, de acesso público, destinado a permanente utilização simultânea por várias pessoas”. Portanto não é permitido fumar nas dependências da Prefeitura de Aparecida, bem como nos eventos, mesmo que em local aberto caso haja a utilização simultânea por várias pessoas.

17. Da Reserva da Escola de Servidor

Caso o Servidor, Secretaria ou Departamento precise utilizar o espaço da Escola de Servidor para realização de algum evento a solicitação necessita ser realizada por ofício para a Secretaria de Administração contendo data e horários em que se interessa fazer a reserva conforme explicitado no Oficio Circular nº. 002/2017 – ADM.

As reservas ficam sujeitas a disponibilidade de horário.

Nestes casos a Escola de Servidor não fornece recursos didáticos como pincel, apagador, data show, canetas, lápis, borracha, papel, cadernos ou blocos de notas, ficando disponível apenas o espaço da Escola, as carteiras disponíveis, controle do ar condicionado e quadro branco, ficando o restante do material necessário ao evento de responsabilidade do emissor do ofício.

Ao final do período solicitado o espaço deve ser devolvido com os ares condicionados desligados, cadeiras alinhadas e com a limpeza efetuada, inclusive do esvaziamento das lixeiras da sala de aula.

18. Do extravio de objetos

A Escola de Servidor não se responsabiliza por bens ou objetos esquecidos ou deixados das dependências ou durante os eventos promovidos pela Escola. Ainda assim caso sejam encontrados quaisquer objetos ou bens, estes serão armazenados na Coordenadoria da Escola e, se possível for identificar o proprietário, entraremos em contato para realizar a devolução. Da mesma forma, caso algum aluno encontre algum objeto deixado na sala, solicitamos que entregue na Coordenadoria da Escola para realizarmos a devolução.

19. Do estacionamento

A Escola de Servidor, bem como a sede da Prefeitura de Aparecida não conta com estacionamento próprio, portanto não nos responsabilizamos por veículos de alunos ou objetos neles contidos. Ainda assim existe um espaço no Rodeio Show onde é permitido a qualquer servidor público municipal estacionar seu veículo não sendo de responsabilidade da Escola de Servidor sua segurança.